quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cromoterapia - Azul !!!



Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócrates, saúde e doença dependem da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente. (WIKIPÉDIA)


AZUL: De acordo com a cromoterapia, uma boa forma de conseguir acalmar é vestir-se com roupas de cor azul claro e estar num ambiente também com esta cor, mas quando isto não é possível, contemplar o céu azul durante alguns minutos também alcança os mesmos benefícios.

Mas é preciso algum cuidado pois o uso excessivo da cor azul claro pode causar estagnação e prostração. Uma outra forma de conseguir acalmar é comprar uma lâmpada azul e só colocar no ambiente nos dias de maior agitação.

Essa cor está presente em nossas vidas em um lindo céu azul que nos traz tanta alegria. Mas o azul é a cor mais rara na natureza e por causa disso temos a origem dos termos ingleses true blue (autêntico) e sangue azul.

É a cor do chakra laríngeo que se localiza na área da garganta. Este é o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo e ajudando nossa verbalização. Deve ser muito usado portanto em pessoas que têm dificuldade em se expressar. É uma excelente terapia para quem tem muitos sapos engolidos. 

Sua glândula correspondente é a tireoide que se situa logo abaixo da garganta, no início da laringe e que regula o metabolismo cuidando do equilíbrio entre o crescimento físico e mental.
O azul atua no aparelho respiratório (bom para o tratamento de laringites, dores de garganta e amidalites), nos pulmões, no canal alimentar, na nuca e no pescoço. Bom para os casos de taquicardia, favorecendo a diminuição da pulsação.
No verão é aconselhável o uso de roupas azuis pois essa cor reduz a transpiração. 

O azul é o símbolo da paz, inspiração, devoção e tranqüilidade permitindo uma maior relação com o Eu Superior, pois acalma e tranquiliza trazendo quietude e paz à mente. Remove idéias obsessivas e padrões comportamentais.

CUIDADOS: excesso de azul pode gerar sentimentos de melancolia; é contra-indicado nos casos de contrações musculares, gota, paralisia, tremores de frio; pode causar também sonolência, trazes sensações depressivas e causar inibição.
As pessoas que preferem o azul são, em geral: tranquilas, intuitivas, carinhosas, prestativas, gostam de ajudar os outros e têm facilidade para verbalizar suas idéias. Essa cor traz o entendimento, une o corpo mental e o corpo astral, expressa a energia criadora única, traz devoção, compaixão, amor e nos abre para o espiritual e para o novo.

VISUALIZANDO A COR AZUL
Visualize um campo florido. Repare que existem vários canteiros e que um deles é plantado com flores azuis. Veja que todas as flores ainda estão em botão. Comece a andar no meio delas e veja que começam a desabrochar. Sinta sua fragrância que purifica a atmosfera e eleva suas vibrações. Olhe para o céu. Veja como ele está azul, sem nuvens. Respire. Inspire e expire e com a inspiração sinta a vibração da cor azul entrando em você. Afirme: O raio azul acalma a minha mente e traz a cura para todas as células e órgãos do meu corpo. Sinto-me em paz; a inspiração flui para mim. 

O AZUL NA DECORAÇÃO
O azul é uma cor calmante e relaxante. Assim, é bom usar uma lâmpada azul para dormir quando se tem insônia. Mas, terminado o problema, deve-se usar a lâmpada verde pois o excesso de azul pode causar maior sonolência matinal e até depressão. 
Muito interessante também é pintar o quarto de azul pois, diferentemente da luz, a cor das paredes traz benefícios sem os problemas colaterais.

Atenção: essa cor reduz o apetite. Assim, é excelente para uma sala de jantar.
É, também, uma cor muito indicada para a sala de estar, pois produz uma atmosfera aconchegante, envolvente e acolhedora. 

O AZUL NAS VESTIMENTAS
Os tons de azul trazem suavidade e tranquilidade. Portanto, se você está nervoso, esgotado ou intranquilo vista-se de azul. Esta cor ajuda o restabelecimento físico e emocional. 
Somente tenham cuidado com os tons muito escuros que podem levar à depressão. Se você estiver com esta desarmonia evite o azul. 

Boa sorte e faça bom uso da cor azul!

Pensamentosubliminar
*VÁRIAS FONTES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Várias mentes pensam melhor que uma ... Deixe seu registro, feedback e idéias. Vamos lá !!